terça-feira, 29 de junho de 2010

Núcleo Bernardelli


O Núcleo Bernardelli foi um grupo de pintores modernistas brasileiros. Foi fundado em 12 de junho de 1931, com o objetivo de criar uma alternativa para o ensino oficial da Escola Nacional de Belas Artes, enfatizando a liberdade de expressão artística. O nome do grupo foi escolhido em homenagem aos irmãos Rodolfo Bernardelli e Henrique Bernardelli, que também fundaram um curso independente no final do século XIX.

Sua primeira sede foi no atelier fotográfico de Nicolas Alagemovitz, e depois passou a funcionar nos porões da ENBA até 1936, quando mudou-se para a Rua São José e depois para a Praça Tiradentes, n. 85, até dissolver-se em 1941.

O Núcleo buscou antes criar um espaço de convivência, estímulo mútuo e discussão livre do que reformar a linguagem da pintura, embora tenham sofrido influência do construtivismo de Cézanne, do Cubismo e do Impressionismo. Seus integrantes, dos quais muitos se notabilizaram no cenário artístico brasileiro, expuseram em cinco salões próprios entre 1932 e 1941. Seus nomes:

♦ Ado Malagoli
♦ Bráulio Poiava
♦ Bustamante Sá
♦ Bruno Lechowski
♦ Eugênio de Proença Sigaud
♦ Expedito Camargo Freire
♦ Joaquim Tenreiro
♦ Manoel Santiago
♦ Quirino Campofiorito
♦ João José Rescála
♦ José Gomez Correia
♦ José Pancetti
♦ Milton Dacosta
♦ Manoel Santiago
♦ Yoshiya Takaoka
♦ Yuji Tamaki e outros

0 comentários:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios